Página com informações sobre as TIC's

Publicação: 11 jun 2022

CONCEITO DE TECNOLOGIA

Pubicado em .

Autor: Douglas Alves do Espirito Santo

www.tecnologiaeducacao.com.br

O conceito de tecnologia pode parecer confuso, dado que existe certa semelhança com a definição de técnica e do elemento tecnológico, que aqui evito chamar de ferramenta ou produto, pois tais termos remetem a máquinas, até mesmo muito avançadas como computadores e celulares.

De qualquer forma, o termo tomou “força” principalmente durante a revolução industrial, quando diversas máquinas foram disponibilizadas visando melhorar a produtividade, entre outros fatores.

O termo tem muitas definições e existem muitas discordâncias sobre, entretanto, levando em consideração muitas dessas, vamos definir tecnologia, genericamente, como o conhecimento humano, que aplicado a natureza ou a sociedade é capaz de transformá-las, a fim de atender um ou mais interesses humanos.

Nesse contexto, um carro seria o que chamamos de elemento tecnológico; ele é o produto da tecnologia. A tecnologia em si, é o conhecimento humano, que no intuito de criar uma máquina que pudesse se locomover sozinha e transportar-nos de forma mais rápida, entre outros objetivos, atuou em elementos da natureza, como o metal, produtos do petróleo bruto, etc.

Observe nesse exemplo, que para construir o carro, outras tecnologias já “prontas”, foram utilizadas. Os pneus que o carro usa, também foram construídos usando tecnologias, que transformam petróleo, arames, etc, em pneu, conforme o conhecemos.

Deve-se ficar atento para não confundir tecnologia com técnica. A técnica, também generalizando, é o conhecimento utilizado, principalmente, no uso da tecnologia. Logo, se apoderar da técnica, é uma forma de se utilizar a tecnologia, mas não ela exatamente.

Analisando a expressão “era da tecnologia”, percebe-se facilmente que é cunhada levando-se em consideração, principalmente, as tecnologias digitais. Entretanto, a história mostra que, ha tempos, o ser humano cria e utiliza as tecnologias. Nem precisamos ir a “era das cavernas” para desmistificar tal expressão. Se pensarmos numa simples panela de barro, ou mesmo qualquer outro artefato feito deste mesmo material, percebemos a necessidade de técnica e tecnologia para construí-los.

E quanto a expressão Tecnologia na Educação? Novamente, nos deparamos com um termo cunhado levando-se em conta o uso recente das tecnologias digitais para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, quadros negros, giz, cadernos, lápis, etc, também são tecnologias, apesar de não digitais.

Portanto, é possível entender, com mais clareza, que tecnologias não são apenas máquinas, aparelhos ou ferramentas moderníssimas, sejam elas digitais ou não. Nem se restringe somente a esses aparatos, pois envolve o conhecimento humano e a finalidade para qual é criada.