CENÁRIOS PROSPECTIVOS: CONCEITO, TIPOS, DIFERENÇAS DOS CENÁRIOS PROJETIVOS E SUAS COLABORAÇÕES NO FUTURO DAS ORGANIZAÇÕES.

Publicado em .

Autor: Douglas Alves do Espirito Santo

www.tecnologiaeducacao.com.br

RESUMO. Esse artigo descreve como o estudo de cenários prospectivos influencia de forma positiva na competitividade estratégica das empresas. Para isso, partirei da conceituação de cenários, discorrendo sobre os tipos de cenários, destacando as diferenças entre cenários projetivos e prospectivos e sinalizando como o estudo desses cenários pode ser usado por empresas para obtenção de informações sobre o ambiente, com o intuito de elaborar estratégias no presente e atingir um futuro possível.
Palavras-chave: cenários Prospectivos, cenários projetivos, visão do futuro, inteligência estratégica, vantagem competitiva.

INTRODUÇÃO

A globalização e a disseminação das TIC (tecnologias de informação e comunicação), a mudança nas formas de trabalho e de produção, desencadearam uma acirrada disputa por parte das empresas na conquista de clientes e novos negócios.

A incerteza do futuro implica na necessidade de dinamismo e capacidade de mudança pelas empresas. As principais técnicas sistematizadas de prospecção e projeção do futuro foram criadas por Porter, Godet, Schwartz e Grumbach.

Elas auxiliam as empresas na realização do planejamento estratégico, visando obter vantagens competitivas. A técnica de prospecção de cenários futuros é a mais completa, propiciando às empresas sua sobrevivência, tornando-as dinâmicas e competitivas.

Abaixo descrevo com mais detalhes o conceito e tipos de cenários, as vantagens e desvantagens do uso da técnica de prospecção de cenários futuros e a importância da aplicação da técnica na elaboração do plano estratégico da empresa.

CONCEITO DE CENÁRIOS

A utilização da descrição de cenários Prospectivos teve por base os palcos onde artistas representavam uma peça, seguindo um roteiro previamente escrito. O dicionário online Priberam define cenários como um conjunto das vistas e acessórios que ocupam o palco ou o local de uma representação teatral, televisual ou cinematográfica ou de um espetáculo semelhante; é um plano de uma peça, de um romance; um documento escrito que descreve cena por cena o que será rodado em cinema ou televisão; numa banda desenhada, a descrição por oposição a grafismo; o desenvolvimento programado ou previsto de uma ação; plano de ação. De acordo com Schwartz (2000, p. 18).

"Os cenários aparecem pela primeira vez logo após a Segunda Guerra Mundial, como um método de planejamento militar. A força Aérea dos Estados Unidos tentou imaginar o que seu oponente tentaria fazer, e preparar estratégias alternativas. Nos anos 60, Herman Kahn, que fizera parte do grupo da Força Aérea, aprimorou os cenários como ferramenta para uso comercial. Ele se tornou o maior futurólogo ou visionário da América [...]. Porém os cenários atingiram uma nova dimensão no início da década de 70 com o trabalho de Pierre Wack, que era um planejador nos escritórios de Londres da Royal Dutch/Shell, o grupo internacional de petróleo, num novo departamento chamado Grupo de Planejamento.""

Cenários constituem-se em descrições de situações futuras, com base em acontecimentos presentes, permitindo passar para uma das situações futuras. Segundo Junior, 2023, cenários prospectivos são ferramentas estratégicas utilizadas pelas empresas para antecipar possíveis futuros e preparar-se para eles.

Por meio da análise de tendências, dados e projeções, são criados diferentes cenários que representam possíveis caminhos que o futuro pode seguir.

Conforme Nonato (NONATO, 2023), as ferramentas de gestão estratégica proporcionam uma visão completa da organização. Dessa forma, elas permitem entender melhor o cenário em que estão inseridas, os pontos fortes e fracos internos, além das oportunidades e ameaças que podem afetar o negócio.

A análise de tendências é definida como uma técnica estatística e analítica usada para avaliar e identificar padrões, tendências ou alterações nos dados ao longo do tempo. Envolve o exame de dados históricos para descobrir percepções sobre a direção ou as tendências de um determinado fenômeno (JAIN, 2023). Esse tipo de análise pode ser usado, também, para prever o comportamento do consumidor, de produtos, serviços e ações.

No que tange aos negócios, a projeção é conceituada como uma ferramenta para o planejamento estratégico. Visa antever situações futuras, colaborando para a tomada de decisões estratégicas.

Os cenários projetivos também são ferramentas para a construção de um cenário futuro a partir de uma projeção. Cenários projetivos tomam por base acontecimentos passados e tendências atuais.

As principais diferenças entre cenários Prospectivos e Projetivos é que o primeiro considera múltiplos cenários, em detrimento da projeção de um único cenário pelo segundo. O Prospectivos considera as variáveis incontroláveis, o projetivos não. O primeiro considera a possibilidade de influenciar o futuro e identificar fatos novos que podem levar a situações não esperadas. O projetivo não permite a modificação do cenário futuro, prolongando a tendência.

TIPOS DE CENÁRIOS

Do ponto de vista meramente empresarial os cenário podem ser classificados como: Cenário otimista; Cenário pessimista; Cenário realista; Cenário de crescimento otimista; Cenário de recessão econômica; Cenário de disrupção tecnológica; Cenário de mudanças regulatórias; Cenário de mudanças demográficas ou sociais; Cenário de competição acirrada; Cenário de eventos externos imprevistos.

Do ponto de vista probabilístico, são classificados em projetivos, exploratórios e prospectivos. O projetivos tem uma única visão de futuro; o extrapolativo prevê um único futuro por meio de tendências do passado e do presente, considerando fatores de ambientes políticos, econômicos e tecnológicos estáveis; o Prospectivo apresenta múltiplas visões do futuro, dividindo-se em prospectivo exploratório, e normativo ou desejado. Nós cenários Prospectivos exploratórios não levam em consideração os desejos dos planejadores, e o prospectivo normativo ou desejado visa construir futuros desejados.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO USO DA TÉCNICA DE CENÁRIOS PROSPECTIVOS

Entre as vantagens do uso de cenários Prospectivos podem ser citadas:identificam os melhores e piores cenários; Contribuem para definir metas realistas; otimizam decisões e estratégias; colabora na identificação e mitigação de riscos; aumentam a credibilidade; preparam as organizações para mudanças potenciais; monitoram e direcionam o futuro desejado.

Entretanto existem algumas desvantagens no uso dessa técnica. A definição e seleção dos cenários podem tornarem-se subjetivas e consequentemente sujeita a vieses. A atribuição de probabilidades aos eventos está sujeita a imprecisões. Em decorrência, os cenários não necessariamente refletem possibilidades de futuros reais. A omissão de fatos e a negligência em determinados fatores do ambiente e da empresa também torna o método desvantajoso. A análise dos cenários pode ser complexa e morosa. Ressalta-se a existência de softwares de apoio à técnica, capazes de viabilizar o processo, entre eles o PUMA, JAGUAR e o LINCE, que, entretanto, são todos proprietários - não gratuitos.

IMPORTÂNCIA DO USO DA ANÁLISE DE CENÁRIOS PROSPECTIVOS PELAS EMPRESAS

De acordo com Cordella, no Brasil as empresas já se utilizam de técnicas de prospecção do futuro há décadas, e na seção anterior destacamos algumas vantagens no uso da técnica de cenários Prospectivos. Em seguida pretendo explorar com mais detalhes a importância dessa técnica na obtenção de vantagem competitiva, sobrevivência e expansão dos negócios da empresa.

A análise prospectiva de cenários permite melhor compreensão, sistematizadas, de como as variáveis do ambiente, inclusive as incontroláveis, se comportam, sendo útil no planejamento estratégico da empresa, assim com em decisões presentes que construirão um novo futuro.

Existem alguns fatores que norteiam a análise prospectiva, entre eles: o aumento da competitividade empresarial; a rapidez das mudanças sociais e tecnológicas; a tendência de participação da sociedade nas decisões governamentais e empresariais; as transformações climáticas; e a conscientização da necessidade de ações. Logo, o uso dessa técnica possibilita a conquista de novos mercados, dada a velocidade de respostas, permite antever, e consequentemente evitar ou contornar problemas.

CONCLUSÕES

Com a acirrada concorrência, sem levar em conta o crescimento do incentivo para criação de startups, aparentemente sem nenhum apoio financeiro do governo, as empresas necessitam de ferramentas sistematizadas para auxiliar no planejamento estratégico.

Logo, não há dúvidas de que o uso da técnica de cenários Prospectivos é ferramenta poderosa no planejamento estratégico da empresa, na tomada de decisões e na obtenção de vantagens competitivas. Esses fatores contribuem de forma significativa na sobrevivência da empresa, na possibilidade de expansão dos negócios e na mudança de mercado quando necessário.

Apesar de destacadas algumas desvantagens da técnica de prospecção de futuro, não se deve desprezá-la, dado o risco de falência e desaparecimento da empresa do mercado.

Entretanto, essa e outras técnicas de obtenção de vantagem competitiva são desconhecidas pela maioria, principalmente, das pequenas empresas, que também não teriam condições financeiras da aplicar tais técnicas, mesmo tomando conhecimento da existência delas.

Um desafio futuro seria a disseminação dessas técnicas para pequenas empresas, tendo em vista que são as principais mantenedoras da economia brasileira.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

MOTRIZ, G. O., PEREIRA, M. F. PLANEJAMENTO DE CENÁRIOS: A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO PROSPECTIVO. Revista de Ciências da Administração, vol. 7, núm. 13, júlio/2005, pp. 1-20. Universidade Federal de Santa Catarina - Santa Catarina.

JUNIO, M. A. Cenários Prospectivos: Uma Ferramenta de Inteligência Competitiva. INTERISK, out. 2023. Disponível em https://www.brasiliano.com.br/cenarios-prospectivos-uma-ferramenta-de-inteligencia-competitiva-newsletter. Acesso em: Fev. 2025.

"cenários", in Cenário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2025. Disponível em https://dicionario.priberam.org/cen%C3%A1rios. Acesso em: Fev. 2025.

NONATO, L. 9 Ferramentas para Gestão Estratégica que são fundamentais. BLOG AEVO, dez. 2024. Disponível em https://blog.aevo.com.br/ferramentas-para-gestao-estrategica/. Acesso em Fev. 2025.

JAIN, N.V O que é análise de tendências? Definição, etapas, exemplos, benefícios e práticas recomendadas. IDEASCALE, 30 nov. 2023. Disponível em https://ideascale.com/pt-br/blogue/o-que-e-analise-de-tendencias/. Acesso em: Fev. 2025.

Como fazer uma análise de tendências: guia prático e ferramentas essenciais! BLOG PONTOTEL, 22 mar. 2024. Disponível em https://www.pontotel.com.br/analise-de-tendencias/. Acesso em: Fev. 2025.

SOUSA, P. Projeção - O que é, conceito e definição. CONCEITO.DE, 2 Fev 2023. Disponível em: https://conceito.de/projecao. Acesso em: Fev 2025.

FONSECA, L. S. , OLIVEIRA, C. M., FILHO, T. A. A PROSPECTIVA ESTRATÉGICA E O MÉTODO DOS CENÁRIOS DE GODET: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO. XXXVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO, “A Engenharia de Produção e suas contribuições para o desenvolvimento do Brasil”, Maceió, Alagoas, Brasil, out. 2018. Disponível em: https://abepro.org.br/biblioteca/TN_STO_264_515_35914.pdf. Acesso em: Fev. 2025.

PAGANO, R. Pensamento estratégico: projeção de cenários. BLOG INTELLINSIGHTS, Jun, 2024. Disponível em: https://blog.intelligentia.com.br/pensamento-estrategico-elaboracao-de-cenarios/. Acesso em: Fev, 2025.

FERREIRA, G. M., TEIXEIRA, M. S., GUIMARÃES, T. F. A. C. Inteligência De Mercado: Gerenciamento dos Cenários Prospectivos como Estratégia Competitiva e Demonstração e Análise. Trabalho de conclusão de curso, UNIVEM, Marília, SP: [s.n.], 2014. 91 f.

SCHWARTZ, Peter. Cenários: as Surpresas Inevitáveis. 1º ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2003.

Fundamentos da Análise de Cenários: Realista, Pessimista, Otimista. BLOG LEVEPRO, 23 Ago 2023. Disponível em: https://blog.leverpro.com.br/post/analise-de-cenarios. Acesso em Fev 2025.

Análise de Cenários: O que é, como fazer e sua importância para empresas. ECONSULT, 2 jun 2023. Disponível em: https://econsult.org.br/blog/analise-de-cenarios-o-que-e-como-fazer/. Acesso em: Fev 2025.

LONDONO, P. O que é uma análise de cenário? HUBSPOT, 4 jul 2023. Disponível em: . Acesso em: Fev 2025.

CORDELLA. BASES DA ANÁLISE PROSPECTIVA Visão de FuturoConstruir o futuro, informar o presente! Disponível em: https://www.profcordella.com.br/unisanta/textos/tgs21_bases_da_analise_prospectiva.html. Acesso em: Fev 2025.

CASAGRANDE, Erich. SEMRUSH, 2022. Como aplicar as 5 forças de Porter em uma empresa? Disponível em https://pt.semrush.com/blog/forcas-porter/. Acesso em: 03 fev. 2025.

FARR, Nick. HUBSPOT, 2024. 5 forças de Porter: quais são e como começar a aplicar. Disponível em https://br.hubspot.com/blog/sales/forcas-porter. Acesso em 03 fev. 2025.

SCHROER, Hannah. GEOFUSION INTELIGENCE, 2023. Inteligência Competitiva: saiba o que é e formas de aplicar. Disponível em https://geofusion.com.br/blog/inteligencia-competitiva/. Acesso em: 03 fev. 2025.

CARNEIRO, M. T. CAVALCANTI, M. A. F. D., SILVA, J. F. Porter revisitado: análise crítica da tipologia estratégica do mestre. Revista de Administração Contemporânea, vol. 1, n. 3, set/dez, 1997.

RIBEIRO, M. de P. M. Planejamento por cenários: uma ferramenta para a era do conhecimento. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 186–202, 2012. DOI: 10.22169/revint.v1i1.93. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/93. Acesso em: 3 fev. 2025.

Brasil 2035 : cenários para o desenvolvimento / Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento.– Brasília: Ipea: Assecor, 2017. 320 p.: il., gráfs. color.

JANNUZZI, P. M. Introdução aos estudos prospectivos e metodologias de construção de cenários, MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME SECRETARIA DE AVALIAÇÃO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO, Brasília, n. 21, 2013.

RECHE, C. S., RAMOS, H. R., VILS, L. Cenários Prospectivos: Um Estudo Bibliográfico. In:ANAIS DO VI SINGEP, SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE, São Paulo, 2017.

MAGALHÃES, Kátia Duarte. CENÁRIO COMPETITIVO: Utilização do Método de Grumbach para elaboração dos cenários prospectivos nos quais as micros e pequenas empresas competirão em 2020, Campo Limpo Paulista -SP: FACCAMP, 2012 (Projeto de Pesquisa para obtenção do título de Mestre em Administração).