Exercício 01 - Função afim
01) Determine o valor da função afim 2·𝓍 + 3 = 8
A função afim ou função do 1º grau descrita no enunciado acima pode ser resolvida isolando-se a variável 𝓍 na equação.
Passo 1: Como no lado esquerdo da equação 2·𝓍 + 3 = 8, temos um termo independnete, no caso o número 3, teremos que "transportá-lo" para o lado direito dessa equação; quando fizer-mos isso o sinal desse número muda. como ele é positivo, será transportado para o lado direito da equção com sinal negativo (-):
Resultando na seguinte equação: 2·𝓍 = 8 - 3. Observe que o número 8, termo independente que encontrava-se no lado direito da equação permanece inalterado.
Passo 2: O próximo passo é realizar a subtração no lado direto da equação 2·𝓍 = 8 - 3 . Essa subtração resultará em 5, e a equação tomará a seguinte forma: 2·𝓍 = 5.
Passo 3: Na última equação temos o número 2 multiplicando a variável 𝓍. Não queremos o valor de 2·𝓍 , que, como já está claro, é igual a 5, queremos o valor de ·𝓍; logo, como trata-se de uma multiplicação, teremos que transportar o valor 2 para o lado direito da equação, utilizando a operação inversa da multiplicação, no caso a divisão. Logo: 𝓍 = 5 ∶ 2.
Passo 4: Por fim, realizando a operação de divisão no lado direito da equação, obtem-se 2,5 (5 dividido por 2); ou seja: 𝓍 = 2,5.
sintetizando: 2·𝓍 = 5 ∴ 𝓍 = 5∶2 ∴ 𝓍 = 2,5
Resposta: 𝓍 = 2,5